segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Utilidade muito pública

Você conhece o projeto INACAYAL? Não? Pois bem, aqui vos apresento.


PROYECTO INACAYAL: SOCIALIZAR saberes, para DEMOCRATIZAR sociedades
.



LIBROS
de CIENCIAS SOCIALES, FILOSOFIA y LITERATURA
Un Sitio de "SABERES"

São mais de 1.000 excelentes livros. Alguns dentre estes são difíceis ou dificílimos de achar ou muito caros em livrarias. O triste é saber que é tudo totalmente grátis.

Obs: Os textos na esmagadora maioria estão em espanhol;

Boa leitura.





A propósito: você conhece o Taringa?


sábado, 12 de setembro de 2009

Filosofia Hype [ironic mode on]

Desde que a 11.684 foi aprovada, a vida dos filósofos começa a se tornar extremamente pública, importante, requisitada e glamorosa: uma festa [Ironic]. A glória contra as demoníacas ciências desumanizantes, inúteis e regressivas. Só a filosofia é um modus de pensar que permite ao homem ser autêntico [Ainda ironic] Está tudo certo, maravilhas de organização. Não, os filósofos não são prepotentes, nem românticos: a ciência é que peca, erra, é limitada. Não! O idealismo não é uma invencionice! A realidade é que é ilusória.

Imagine só ilustre amigo leitor, que até terapeutas [sic] já podemos ser. Não sabia? Leia sobre a Filo$ofia Clícina e as polêmicas suscitadas até então. O fato é que famosos agora buscam na filosofia seja lá o quê. O ilustre Marcos Mion é um dos vultos importantes que figuram os filósofos nacionais, vê-se claramente a filosofia sendo o instrumento de seu trabalho [Tá, é um fake da vida]. Adriane Galisteu há pouco defendeu sua tese em Husserl, chique! [Tá, é um Fake da Piauí.] E fico feliz em saber que durante a formatura de Sandy&Junior [1] (letras), Cláudia Abreu roubou a cena e se formou em filosofia! Gente, Malu Mader estava lá, Vladimir Brichta também! Jesus, agora somos hypes! Viva! Estamos incluídos! A área de humanas está em pleno renascimento cultural! Mais bolsas? Mais pesquisas? Mais seriedade? Chega de pensamento pensado e vamos ao pensamento pensante? Super salários?



Após sete anos de estudos, a atriz Claudia Abreu formou-se em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), na Gávea, zona sul da cidade. Durante a cerimônia, no sábado 24, Claudia fez festa para a platéia ao receber o diploma das mãos do corpo docente. O marido da atriz, José Henrique Fonseca, e a filha mais velha, Maria - de quem a atriz estava grávida quando começou a faculdade - aplaudiram orgulhosos [...] Claudia, que se diz viciada em estudos, já planeja fazer o curso de pós-graduação em Filosofia da Arte. "Sou o material de trabalho de mim mesma", afirma. A atriz também declarou recentemente que pretende usar a Filosofia para enriquecer ainda mais os seus personagens, mas que não pretende tornar-se filósofa. Leia mais...

A felicidade toma conta do ser filósofo no Brasil. Até bem pouco tempo atrás as graduações em filosofia eram estigmatizadas por serem de uma indigência triste. Toda sorte de categorias apontadas na sociedade como improdutivas estavam à frente: punks, metaleiros, hippies, indecisos, suicidas, depressivos, esquizóides, pessoas com atitudes paranóicas, desocupados, aposentados, entre outros, eram a essência do corpus filosófico universitário. Estamos passando por uma melhoria social! Atores, atrizes, delegados, advogados, médicos, filhitos de papai e gente altamente importante na praça começa a chegar. Anonimato? C’est fini. Produção filosófica a mais de mil por hora, totalmente inédita.

[1] Isso mesmo, Sandy&Junior é uma só entidade. Por isso não é difícil ouvir coisas como: “Sandy&Junior está de namorado novo.”